Novo prefeito de Rio Branco é um dos bela-vistenses que concorreram pelo Brasil

Tião Bucalom (PP), novo prefeito de Rio Branco (AC). Foto: Divulgação.

O segundo turno das eleições municipais de 2020 deu a um bela-vistense o comando da capital do estado do Acre. Tião Bucalom (PP), de 67 anos, será o prefeito de Rio Branco pelos próximos quatro anos. De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 105 pessoas nascidas em Bela Vista do Paraíso se candidataram a algum cargo – fora de Bela Vista – nessas eleições.

Nascido em Bela Vista do Paraíso em 1953, o matemático Sebastião Bocalom Rodrigues começou a carreira política no Paraná, onde foi vereador em Nova Olímpia.

No Acre desde 1988, ele foi o primeiro e o terceiro prefeito de Acrelândia, município fundado em 1992. Político de carreira, ele acumula um histórico de candidaturas, tanto a governador do Acre, a deputado federal, quanto a prefeito da capital. Em todos, não conseguiu se eleger.

Agora, depois de 14 anos de tentativa, obteve vitória expressiva – 63% a 37% – sobre a atual prefeita, Socorro Neri (PSB). Com isso, marcou uma quebra da hegemonia de 14 anos de esquerda na gestão da cidade. Dos candidatos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas capitais, Bocalom foi o único que conseguiu se eleger.

PREFEITOS E VICES

Outro bela-vistense que se elegeu prefeito foi o contabilista e produtor rural Gilson Marcos da Cruz (PSD), de 54 anos. Ele ganhou a disputa no 1º turno, na pequena cidade de Juti (MS), com 1.969 votos (46,4% dos votos válidos).

Já Vasco da Gama Júnior (PSL), o Vasquinho, nascido em 1967, tentou se eleger prefeito em Carapicuíba (SP), sem sucesso. Ficou em 6º lugar entre os 11 concorrentes, obtendo 2.320 votos.

Três bela-vistenses tentaram ser vice-prefeitos em 2020, todo em cidades do Paraná. Nenhum deles se elegeu. Foi o caso de Samoel Antônio de Matos (Avante), de 62 anos, que concorreu em Cascavel; Milton Vilas Boas (Podemos), como nome de urna “Miltinho Pai”, de 62 anos, candidato em Prado Ferreira; e Dulcinei Kay (PL), de 51 anos, que se candidatou em Santa Fé.

VERADORES

Os outros 99 candidatos nascidos em Bela Vista concorreram a vereador, a maioria em cidades do Paraná (48) e São Paulo (33). Apenas oito se elegeram, um deles em Alvorada do Sul: o vereador Wagner Rufino (PSD), com nome de urna “Wagner Leitero”, de 34 anos.

A lista completa dos candidatos bela-vistenses pode ser acessada nesta planilha de Excel.