Retorno das aulas presenciais será suspenso até o fim de fevereiro, afirma prefeito

Foto: Reprodução.

O prefeito Fabrício Pastore (DEM), o Jacaré, afirmou que assinou nesta terça-feira (26) um decreto suspendendo o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais e particulares de Bela Vista do Paraíso até 28 de fevereiro.  O motivo é a grande quantidade de casos confirmados de Covid-19 na cidade. O decreto ainda não foi publicado.

De acordo com o prefeito, que falou em um vídeo divulgado no Facebook, existem quase duas mil pessoas na comunidade escolar, entre professores, funcionários e alunos. Nesse contexto, a volta das aulas presenciais representaria um risco. “As crianças são muito amorosas. Estão sempre abraçadas com os amiguinhos e isso pode estar transmitindo a doença e passando”, disse Jacaré.

Ele também relatou a situação do Hospital Municipal São Jorge, que fez aproximadamente 700 consultas na ala da Covid-19, desde o dia 4 de janeiro. “Nosso município está sobrecarregado e o município de Londrina não tem mais [vagas em] UTI. Nós estamos no pico agora. Não tem como estar voltando as aulas por enquanto”, declarou o prefeito.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Carla Brandão, disse que em janeiro a cidade realizou 522 exames de coronavírus e teve 199 casos positivos. Ela definiu que a cidade está em um “pico galopante” e expressou preocupação com a comunidade escolar. “Estamos primando pela segurança, tanto de profissionais que atuam nesses ambientes quanto de nossos alunos”.

A diretora do Departamento Municipal de Educação afirmou que o retorno das aulas presenciais depende das diretrizes de saúde, e que existem planos tanto para as aulas remotas quanto nas próprias escolas. As aulas pela internet retornam no dia 8 de fevereiro, na rede municipal.

BOLETIM

Nesta segunda-feira (25), forma confirmados mais 22 casos de Covid-19 na cidade, elevando o total para 579. Foram 13 mulheres e nove homens positivados. Já nesta terça, não houve novas confirmações.

Assim, Bela Vista está com 520 pacientes recuperados e 11 óbitos, totalizando 48 casos ativos. 45 suspeitas estão em investigação e 762 foram descartadas com resultado negativo.