Terminal Urbano é inaugurado em Santa Margarida com homenagem a antigo morador

Usuários do transporte coletivo de Santa Margarida já têm à disposição um espaço mais amplo e adequado para esperar os ônibus que saem para o centro ou cidades da região. Foi inaugurado nesta quinta-feira (14) o Terminal de Transporte Coletivo Urbano José Fraga Abelha, que recebe esse nome em homenagem ao Sr. Juquinha Abelha, como era conhecido no distrito.

Nascido em 1921, o “seu Juquinha” chegou em Santa Margarida em 1958. Ali, criou suas raízes e construiu uma história de participação ativa na comunidade. Segundo os familiares, ele gostava de gente e de fazer o bem. Era um vicentino – do grupo cristão de caridade “Sociedade de São Vicente de Paulo” – e ajudou muitas pessoas necessitadas.

Dois de seus filhos nasceram no distrito. No total, teve 12, dos quais dois faleceram no início da vida: o primeiro e o último deles. Dos outros dez, vieram os 30 netos, além de vários bisnetos. Figura conhecida de todos, ele só deixou o distrito anos depois da morte da esposa, que aconteceu em 2005. Ele faleceu com quase 97 anos.

De bem com a vida, “seu Juquinha” sempre gostou de casa cheia, de ficar no meio das pessoas. Foi o que lembrou a filha mais velha, Maria Fraga Rolim Abelha, que participou da inauguração e definiu a homenagem como uma honra. “Papai gostava muito dessas coisas, de participar de eventos, e ele ficaria muito feliz se estivesse aqui”, disse ela.

SEM GRANDE PÚBLICO

Por ironia do destino, a cerimônia de inauguração não teve a participação ampla de moradores de Santa Margarida. Por causa da pandemia de coronavírus, o público foi reduzido, todos usando máscaras. Participaram apenas alguns integrantes da família Abelha e autoridades municipais, como o prefeito Edson Brene (PSD) e os vereadores Fernando Menck (SD), Lúcia Darcin (PSDB) e Jean Palú (MDB).

Brene lamentou que a população não pode participar, mas destacou que o local já estava liberado para ser utilizado. Segundo ele, esta era uma demanda antiga e uma conquista para os usuários do transporte. “Vai ser um ambiente muito mais propício para a população que sai aqui de Santa Margarida com destino a Bela Vista, Londrina… É um lugar com banheiro, com lugar para ficar tranquilamente”, afirmou.

Segundo ele, um funcionário vai cuidar do local durante o período de funcionamento. Câmeras de vigilância serão instaladas, e haverá segurança durante a noite. Para o prefeito, a população também deve ajudar a cuidar do patrimônio, que é de todos. Ele também anunciou que o ponto de ônibus metropolitano que fica ao lado da Defesa Civil será levado para a frente da Garagem Municipal.

CARACTERÍSTICAS

O imóvel inaugurado fica na travessa entre as ruas Mato Grosso e Florindo do Rio, no quarteirão da sede da Defesa Civil, em frente ao atual ponto de ônibus da praça. O prédio vai atender aos ônibus da linha municipal (circular) e intermunicipal.

Com um total de 204 m², o espaço tem uma plataforma de embarque, com bancos de cimento, para evitar vandalismo. Possui banheiros masculinos e femininos, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e um bicicletário. Além disso, há duas salas que serão alugadas para uso comercial, sem venda de bebidas alcoólicas, por meio de uma licitação que está em andamento.

O custo foi de aproximadamente R$ 377 mil, oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que era do partido de Lúcia Darcin. Também houve contra-partida financeira do município.

SAIBA MAIS: Veja o projeto com as plantas arquitetônicas do terminal