Profissionais do CAPS trabalham na produção de máscaras em Bela Vista

Enquanto os trabalhos em grupo estão suspensos para evitar aglomerações, os funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Bela Vista do Paraíso estão atuando para ajudar no combate ao novo coronavírus. Com um contingente de sete servidores, aproximadamente 400 máscaras foram produzidas. Além disso, eles também atuaram na conscientização, buscando evitar filas em estabelecimentos.

Neste período em que os atendimentos do CAPS estão suspensos por decreto municipal, apenas casos emergenciais, consultas psiquiátricas e fornecimento de receitas estão sendo feitos. De acordo com a coordenadora, Francielly Moreno, a ideia inicial era produzir máscaras para os pacientes que se encaixam nesses casos e precisariam ir até lá.

Porém, os servidores acabaram fazendo esses equipamentos de proteção individual (EPI’s) também para os profissionais de saúde. “Resolvemos confeccionar máscaras, tanto de materiais descartáveis quanto de tecido, para os profissionais de saúde, bem como, se necessário, aventais e outros tipos de EPIs”, conta a coordenadora. Segundo ela, está sendo difícil encontrar esses materiais à venda para os profissionais de saúde.

Algumas máscaras foram distribuídas para pessoas que não as têm, enquanto servidores atuaram também na conscientização. Eles orientaram e organizaram filas em ambientes públicos que poderiam ter aglomerações de pessoas, segundo Francielly.

Usando tecidos fornecidos pelo Departamento de Saúde, a produção desses EPI’s começou na quarta-feira (15) e ainda continua. “Vamos produzir o quanto a gente der conta, alternando com os atendimentos emergenciais”, concluiu a coordenadora.