Novo decreto amplia suspensões e atinge estabelecimentos privados de Bela Vista

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um novo decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso detalhou as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no município. O texto amplia as diretrizes e determina a suspensão de mais serviços públicos. As mudanças também atingem a área privada ao fazer recomendações e até mesmo determinações para bares, restaurantes, supermercados, farmácias, academias e clubes, dentre outros.

No novo texto, não há mais o limite permitido de 50 pessoas em um evento público ou particular. A partir de agora, a suspensão é irrestrita, inclusive em ambientes abertos. Veja abaixo.

ÁREA PRIVADA

A recomendação da prefeitura é pelo imediato fechamento de academias privadas de ginástica, clubes e outros locais de lazer que possam aglomerar pessoas, mesmo que em ambientes abertos. Outra recomendação é que os comerciantes priorizem o atendimento por entrega em domicílio. Também é recomendado que se evitem aglomerações em velórios.

Por outro lado, a Administração determinou que bares, restaurantes, lojas de conveniência e locais semelhantes trabalhem com capacidade reduzida pela metade e com distância mínima de dois metros entre as mesas.

Também foi determinado que postos de combustíveis, farmácias, sacolões, mercearias, supermercados e mercados deverão permanecer abertos. No caso deles, foi recomendado estabelecer limite para a compra de produtos.

LEIA TAMBÉM
Prefeito desmente boato sobre fechamento do comércio de Bela Vista
Fóruns de Bela Vista suspendem atendimento ao público
Juiz de Bela Vista nega que esposa tenha o novo coronavírus

SERVIÇOS PÚBLICOS

O novo decreto mantém a suspensão das férias e licenças da área da saúde, das aulas nas escolas e creches, das visitas no Hospital São Jorge e no Lar Jayme Watt Longo (asilo), e nos órgãos e repartições públicas.

Porém foi acrescentada a restrição ao serviço de fisioterapia, a partir desta quinta-feira (19), priorizando atendimentos de extrema necessidade. O atendimento nos setores do Departamento de Assistência Social serão realizados por agendamento telefônico.

Por outro lado, aumentaram as suspensões de serviços públicos municipais. Veja quais deles deixaram de acontecer:

  • Atividades e eventos de convivência, incluindo reuniões de idosos;
  • Grupos do Caps, mantido o atendimento individual agendado
  • Atividades da Academia da Saúde;
  • Cursos e eventos com aglomeração de pessoas;
  • Eventos culturais e esportivos;
  • Atendimentos eletivos de odontologia, exceto urgências;
  • Visitas do Programa Criança Feliz e grupos do CRAS, CREA, Acolhimento Familiar e Bolsa Família;
  • Transporte sanitário para fora do município, nos casos definidos no decreto, mantendo os de urgência e emergência, dentre outros.

TRANSPORTES

O decreto municipal obriga empresas de transporte público coletivo municipal e as empresas prestadoras de serviço de transporte escolar, inclusive universitário a adotar medidas de higienização, limpeza e assepsia em seus veículos.

De acordo com especialistas, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação. Para higienizar ambientes, também são recomendados produtos como água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido), detergente e sabão.