Conselheiros Tutelares tomam posse em Bela Vista

Os conselheiros tutelares escolhidos pela população, na eleição unificada que aconteceu em outubro de 2019, participaram de uma cerimônia de posse. O evento aconteceu às 9h desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal. Além dos cinco titulares, também foram empossados os suplentes, que atuam durante as férias, licenças e outras ausências dos titulares.

Com a participação de autoridades locais, todos os conselheiros receberam os diplomas para trabalhar no quadriênio 2020-2024. Como não houve desistências, todos os titulares eleitos foram empossados. São eles: Rafael Santana/Vaquinha; Gabriel do Divino; Tim; Damaris Menck; e Darcin. (veja nas fotos acima, respectivamente).

Já na lista dos suplentes eleitos houve mudanças, segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O mais votado foi João Borracha, que chegou a participar do curso de capacitação mas desistiu da vaga.

Beneficiada por um projeto de lei que permitiu a reeleição, Vandercléia Luppi, que estava em segundo lugar, foi diplomada como primeira suplente. Se não houver imprevistos que antecipem sua participação, ela deve atuar por pelo menos cinco meses em 2021, durante as férias dos titulares.

SAIBA MAIS
Veja quem foi eleito para o Conselho Tutelar de Bela Vista
Confira o total de votos de cada candidato ao Conselho Tutelar

A segunda suplente será Larissa Caroline, que havia ficado em quarto lugar. Isso porque o terceiro colocado, Leandro da TV Paraíso, não participou do curso obrigatório de capacitação. O mesmo aconteceu com Cláudia Costa, a quinta mais votada entre os suplentes.

PRESENÇAS

Quatro autoridades compuseram a mesa durante a cerimônia, apresentada pela diretora do Departamento de Assistência Social, Angélica Furlan. Representando a comarca, o juiz substituto Lincoln Rafael Horácio disse que ter um Conselho Tutelar efetivo e atuante é de grande importância para o judiciário.

Posse dos novos conselheiros tutelares de Bela Vista do Paraíso. Foto: Filipe Muniz/Telégrafo

“Os conselheiros tutelares são a linha de frente dessa rede de proteção. Eles recebem em campo as notícias de fato e atuam de forma efetiva, de acordo com as disposições do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), para nos auxiliar na proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, declarou o magistrado.

O prefeito Edson Vieira Brene (PL) lembrou que a escolha foi feita em uma eleição democrática, e afirmou que o trabalho dos conselheiros ajuda muito o município. “É um trabalho sério, que vem trazendo muitas garantias para as crianças, dando suporte para os pais. Quando acontece alguma coisa na família envolvendo crianças e adolescentes, o conselho vai lá e orienta a família. Às vezes não são muito compreendidos, mas estão aí para cumprir o que diz a lei”, declarou.

Já o presidente da Câmara Municipal, Fernando Menck (SD), disse ser uma pena que alguns conselheiros não tenham sido reeleitos, porque “fizeram um belo trabalho”. “Esses novos que estão entrando também tenho certeza que estarão fazendo um belo trabalho, cuidando de nossas crianças como se fossem os filhos deles”, disse.

O presidente do CMDCA, Edson Hipólito, seguiu na mesma linha. “Pelo que conheço dos que já estavam no conselho, eles já têm uma boa experiência, e os demais devem acompanhar, com ajuda deles. Acho que vão fazer um bom trabalho”, concluiu.

Na ordem: Fernando Menck, Edson Brene, Lincoln Horácio e Edson Hipólito. Foto: Filipe Muniz/Telégrafo

COMPOSIÇÃO DA MESA

Em reunião na tarde deste primeiro dia de trabalho, os conselheiros empossados escolheram os membros da mesa diretora. Os dois reeleitos, Rafael e Gabriel, foram escolhidos presidente e vice, respectivamente. Já Damaris Menck será a secretária da mesa, cujos membros representam o Conselho Tutelar em eventos, reuniões e questões judiciais, por exemplo.