Fecomércio empurra para o fim do ano previsão para restauração do teatro

Teatro de Bela Vista. Foto: Filipe Muniz

A previsão para a conclusão do trabalho de revitalização do Teatro Municipal de Bela Vista do Paraíso continua sendo adiada. Após questionamento dos vereadores, o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), Darci Piana, enviou oficio à Câmara Municipal no qual informa que a previsão para início de execução da obra é 26 de junho de 2019, com a conclusão em 26 de dezembro de 2019.

Na prática, o prazo pode se estender para 2020, já que previsões anteriores também não se concretizaram. Em maio de 2018, quando esteve em Bela Vista para assinar a escritura pública de doação do imóvel, Darci Piana afirmou que as obras deveriam começar ainda naquele ano. Antes disso,  em outubro de 2017, matéria da Folha de Londrina registrava que a expectativa era de que a reforma começasse até abril de 2018 e fosse concluída até o fim do último semestre.

Já em novembro do ano passado, o prefeito Edson Vieira Brene esteve na capital do Paraná e, segundo ele, a reforma do teatro foi assunto de uma conversa com o diretor regional do Sesc, Emerson Sextos. “Ele me falou: ‘pode entrar no Diário Oficial e você vai ver como as coisas estão caminhando. Nós pretendemos começar essa obra no final de fevereiro ou início de março. Mas é uma obra para seis meses. Para, se tudo correr bem, no aniversário da cidade nós estarmos inaugurando o teatro’”, relatou o prefeito. Pela nova previsão, a obra não estará pronta quando Bela Vista comemorar os seus 72 anos.

Apesar dos adiamentos, a obra está dentro do prazo definido na lei que permitiu a doação. Foi determinado que a Fecomércio PR terá dois anos e meio para começar os trabalhos, e o mesmo prazo para conclusão, a contar da assinatura que ocorreu em maio de 2018.

Até agora, o local foi cercado por tapumes. Também foi realizada, em dezembro, uma licitação para contratar empresa para elaboração de projetos, laudo técnico e orçamento. Agora, outras licitações ainda precisam ser realizadas antes de o trabalho começar. Depois da reforma, o Teatro Municipal Geraldo Moreira se tornará uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) para apresentações artísticas, unidade de atendimento e programas de formação profissional pelo SENAC.

VEJA TAMBÉM:
Projeto mostra como deve ficar o teatro de Bela Vista após a reforma