Com nome em homenagem a professora, Academia da Saúde é inaugurada em Santa Margarida

(Arraste as imagens para a esquerda)

A Prefeitura de Bela Vista do Paraíso inaugurou nesta sexta-feira (09) o Polo de Academia da Saúde Grasieli Paula dos Santos Jorge, que fica no conjunto Maria Augusta Senedese, em Santa Margarida. No local devem ser realizadas atividades de saúde preventiva voltadas para todas as idades e disponíveis para todos os cidadãos do município.

Inauguração do Polo de Academia da Saúde. Foto: Filipe Muniz

O nome do polo foi dado em homenagem à professora da rede municipal Grasieli Paula dos Santos Jorge, que faleceu junto com o bebê de sua segunda gravidez. A filha da professora participou da cerimônia junto com o avô, a avó, Mafalda dos Santos Caldana e a tia, Gleizi Patrícia dos Santos. Emocionada, ela leu um texto no qual falou da saudade que tem da irmã. “Hoje, espero que o céu esteja em festa com você, Grasieli Paula e Milena, sua filha, que levou no seu ventre. A saudade é imensa, a dor não cessa. Mas precisamos seguir, então estamos aqui hoje para homenagear você, minha irmã, como mulher, mãe e profissional que sempre foi”, disse. (Leia o discurso completo abaixo).

O pai de Grasieli Paula, o prefeito Brene, a mãe, a irmã e a filha da homenageada. Foto: Filipe Muniz

Outra homenagem foi feita por alunos da professora Bárbara Reis, que cantaram a música “Meu Barquinho, de Giselli Cristina” e emocionaram os presentes.

Alunos da rede municipal cantaram uma música em memória da homenageada. Foto: Filipe Muniz

O polo

A Academia da Saúde é um programa do Governo Federal lançado em 2011 com o objetivo de promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros. No local, serão desenvolvidas atividades como grupos de caminhada, academia ao ar livre, ginástica, oficinas para adultos e crianças e dança. “A nossa população vem envelhecendo cada vez mais. O objetivo nosso é dar uma qualidade de vida melhor para essa população. Por exemplo, um caso de diabetes, que é uma doença totalmente evitável se a pessoa pratica um esporte, faz uma dieta regular… Tudo isso vai melhorar a qualidade de vida futura dela”, disse o diretor do Departamento de Saúde, Ricardo Krei Bandolin.

Inauguração do Polo de Academia da Saúde. Foto: Filipe Muniz

De acordo com ele, o polo contará com o atendimento de profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), como educadora física, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga e assistente social. “A gente espera que a população aceite e participe para estarmos fazendo um trabalho que contemple toda a necessidade da população na busca por uma saúde de qualidade”, acrescentou o diretor.

Conforme lembrou o prefeito Edson Vieira Brene, a obra estava parada desde 2013. “Essa é uma obra da gestão passada, que com certeza tinha vontade de estar inaugurando, mas na dificuldade, não teve o êxito. É uma obra que a empresa que ganhou [a licitação] terceirizou para um, para outra, e demorou bastante. Como é um dinheiro da União, nós tínhamos um prazo para executar, se não o município teria que devolver o dinheiro. Mas graças a Deus foi executada e está aí, a serviço da nossa população, que a gente pede que utilize bastante”, disse Brene.

A professora Bárbara Reis e o prefeito Edson Vieira Brene. Foto: Filipe Muniz

Além do prefeito, do diretor e dos familiares da homenageada, também participaram da inauguração o vice-prefeito, Sérgio Menck; o presidente da Câmara de Vereadores, Rondineli Beluci Meira; a conselheira municipal de Saúde, Maria de Fátima Bernardino Salomão; a técnica da 17ª Regional de Saúde, Rosangela Campiolo; a representante do Governo do Estado, Salete Camargo; o diácono Vanderlei Paulino Barreiros; o pastor Neucide de Oliveira Fernandes; vereadores e outros servidores do município.

Gleizi Patrícia dos Santos leu um texto no qual falou da saudade que tem da irmã. Foto: Filipe Muniz

Leia a íntegra do texto lido por Gleizi Patrícia em homenagem à irmã, Grasieli Paula:

“Custa acreditar que você se foi, pois a dor é tão viva nos nossos corações. Apenas as lembranças que guardo de tudo que vivemos consegue aquecer meu coração e me dar algum conforto. A partida foi rápida, causando mais dificuldade em aceitar e entender, mas eu respeito a vontade de Deus, aceito com resignação a dor e tento transformá-la em aprendizado e sabedoria. É difícil reaprender a viver sem você, mas pensar que você está no colo do Pai traz uma paz para seguir com a vida. Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir, pois como pessoas você marcou muitas pessoas, com seu carinho, amor e com seu jeito de ser. Hoje, espero que o céu esteja em festa com você, Grasieli Paula e Milena, sua filha, que levou no seu ventre. A saudade é imensa, a dor não cessa. Mas precisamos seguir, então estamos aqui hoje para homenagear você, minha irmã, como mulher, mãe e profissional que sempre foi. Amável com todos os seus alunos, amigos e colegas de trabalho. A família aqui presente agradece a todos”.