Dispensa do Serviço Militar Obrigatório acontece nesta quarta (29)

Foto: Junior Bavia/Núcleo de Comunicação

A Junta de Serviço Militar de Bela Vista do Paraíso está convocando os jovens que realizaram o alistamento no Serviço Militar para fazerem a cerimônia de juramento à bandeira e receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação. A cerimônia acontece às 14h desta quarta-feira (29) no Rotary Club (R. Pres. Castelo Branco, 692). Os alistados devem levar o Certificado de Alistamento. Esta é a última fase do processo para o cumprimento total da obrigação prevista em lei.

O secretário da Junta de Serviço Militar, Hélio Belarmino, conta que alguns jovens fazem o alistamento, pagam a taxa, mas não comparecem à cerimônia. Como o documento recebido na Junta tem prazo de validade, o processo fica incompleto. O secretário lembra que sem se alistarem, os jovens ficam impedidos de acessar alguns serviços públicos, como matricular-se em instituições de Ensino Superior, receber prêmios de loterias, assumir cargos públicos e até mesmo obter ou renovar passaportes.

Belarmino afirma que a média anual de alistamentos tem sido de 130. Ele informou que até junho deste ano foram 102, mas prevê que apenas 80 deles comparecerão à cerimônia.

Alistamento

Em 2018, o alistamento é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino nascidos em 2000 (mesmo os que ainda não completaram 18 anos) ou nos anos anteriores. Quem ainda não cumpriu com a obrigação deve comparecer à Junta – na sede da Prefeitura Municipal – para a regularizar o processo. Nesses casos, é necessário pagar uma pequena multa.

Desde 2016, a primeira etapa do alistamento pode ser realizada online. O processo deve ser feito presencialmente para quem não o fez até o dia 30 de junho.

SAIBA MAIS: Jovens nascidos em 2000 têm até 30 de junho para fazer o alistamento militar


Curta a página do Telégrafo no Facebook para ficar por dentro do que acontece na cidade.
Envie sua notícia pelo (43) 9 98851-7034