Detran de SP vai eleger a desculpa mais esfarrapada da Lei Seca; veja algumas

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vai aproveitar o Mundial de Futebol na Rússia para conscientizar os motoristas paulistas sobre a importância de não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Uma competição bem-humorada pelas redes sociais vai eleger o argumento mais curioso utilizado por quem foi pego na Lei Seca. As desculpas inusitadas constam de recursos que já foram apresentados às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) de Alcoolemia e foram recusados.

As partidas da Copa do Mundo dos Recursos Mais Incríveis da Lei Seca ocorrem na página do Facebook do Detran-SP. Por meio de emojis, os internautas podem votar na história que considerarem mais incríveis. Serão publicadas postagens com justificativas como esta, de um motorista de Ribeirão Preto:

Estava no rancho. Bebia cerveja sem álcool. Um amigo colocou cerveja com álcool na minha latinha. Não percebi. Me considero inocente.”

Este outro motorista de Taquaritinga foi mais criativo. No recurso apresentado ele escreveu o seguinte:

O condutor estava em sua residência, onde ingeriu cerca de duas taças de vinho, quando sentiu vontade de escutar CDs que estavam no veículo estacionado em frente à sua casa. Dessa forma, sentou no banco do motorista e ali adormeceu. Foi acordado pela polícia exigindo documentos. Tudo foi apresentado. No entanto, foi acusado de estar dirigindo sob a influência de álcool e de ter colidido com outro veículo. Vale esclarecer que a suposta manobra informada pela PM, trata-se de o veículo ter descido centímetros por conta do sobrepeso do condutor associado ao declive da rua.”

As postagens começaram na última quinta-feira (14) e a grande campeã será conhecida em julho. O torneio ocorre diariamente sempre ao meio dia.

OUTRO LADO

Nos comentários das publicações, alguns internautas também sugerem que o Detran faça a competição das multas mais absurdas dadas pelos seus agentes. Há fortes competidores. Por exemplo, o caso do motorista de Brasília que foi multado por dirigir a 880 km/h em seu Gol 1.0. Ou o da motorista de um Ford KA de Curitiba, que recebeu uma multa de Santa Catarina, na qual a foto do radar mostrava uma Kombi de placa parecida. Caso similar ao de uma motorista de Maringá, que recebeu uma multa de Fortaleza por um carro de cor e modelo diferente do seu.

AS JARIS

As Jaris foram criadas pelo Detran-SP em 2015, sendo uma iniciativa pioneira no país. Elas são responsáveis por julgar especificamente os recursos da Lei Seca. Tal iniciativa, na avaliação do órgão, tornou a análise mais ágil e rigorosa. Dos 37 mil recursos avaliados pelas juntas, 97,7% foram indeferidos.

*Com Agência Brasil