PF faz busca e apreensão em gabinete da deputada Cristiane Brasil

Brasília- DF- Brasil- 15/04/2016- Sessão especial para discussão e votação do parecer do dep. Jovair Arantes (PTB-GO), aprovado em comissão especial, que recomenda a abertura do processo de impeachment da presidente da República. Na foto, Dep. Cristiane Brasil (PTB-RJ). Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados
A deputada federal Cristiane Brasil, em pronunciamento durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (12) busca e apreensão no gabinete da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), investigada por suposta participação em fraudes na concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho.

Os agentes chegaram à Camara dos Deputados antes das 7h. Os policiais passaram parte da manhã no Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Depois de mais de três horas, eles deixaram o gabinete da deputada.

A ação da PF faz parte faz parte da segunda fase da Operação Registro Espúrio, que investiga a atuação da organização criminosa responsável pelo esquema. A primeira fase da operação ocorreu em maio.

A PF cumpre também mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em outros endereços ligados à deputada no Rio de Janeiro. Uma medida cautelar proibe que os investigados na Operação tenham contato com servidores do ministério.

Em nota, a assessoria de Cristiane Brasil disse que a deputada foi surpreendida pela operação e que espera que os fatos sejam esclarecidos em breve. Segundo o texto, a deputada não tem papel nas decisões tomadas pelo Ministério do Trabalho.

Espero que as questões referentes sejam esclarecidas com brevidade e meu nome limpo”, diz Cristiane Brasil.

HISTÓRICO

Cristiane Brasil é filha de Roberto Jefferson, atual presidente do Partido Trabalhista Brasileiro. Jefferson foi condenado e preso após delatar o esquema de corrupção conhecido como Mensalão.

O presidente Michel Temer havia escolhido a deputada para chefiar o Ministério do Trabalho. Diversas ações na justiça federal, questionavam a indicação, já que Cristiane Brasil já havia sido condenada por não ter pagado direitos trabalhistas a um motorista. A disputa foi parar no STF, onde a presidente, Cármen Lúcia, suspendeu a posse. Depois disso, o PTB desistiu da indicação.

*Com Agência Brasil