Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente deixa o cargo

João Leonardo Rosa. Foto: Arquivo Pessoal

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Bela Vista do Paraíso está sob nova direção. O engenheiro agrônomo João Leonardo Rosa, que comandava a pasta, pediu para ser exonerado. Para o lugar dele, o prefeito Edson Vieira Brene (PSD) nomeou o também engenheiro agrônomo Felipe Migotto Barbieri. O cargo é comissionado.

João estava à frente do departamento desde fevereiro de 2017, no primeiro ano dessa gestão. Antes, era consultor e cultivava milho, soja e trigo. Formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), ele também é especializado em Fertilidade e Nutrição de Plantas e Conservação de Água e Solo.

Ele afirma que precisou deixar o cargo para organizar a sua vida pessoal. “Mas continuo à disposição da administração do prefeito Brene para continuar ajudando e dar continuidade nos projetos iniciados”, afirmou.

ATRIBUIÇÕES

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, segundo ele, “visa fomentar a produção agrícola e pecuária do município sempre respeitando o meio ambiente, com sustentabilidade”. É desta pasta a responsabilidade pela emissão e controle de Notas Fiscais de Produtores Rurais, bem como pelo posterior levantamento das quantidades produzidas durante o ano.

Outra atribuição é a organização e apoio à associação de coletores de materiais recicláveis, controle do aterro sanitário e a produção de leite de soja na Vaca Mecânica.

Também faz o plantio, poda e corte de árvores na área urbana, emite pareceres, elabora projetos e ações de segurança alimentar. Além disso, faz estudo e planejamento de adequação e manutenção de estradas rurais, além de participar de programas intersetoriais.

Entre os feitos da sua gestão, João Leonardo Rosa destacou a adequação do aterro sanitário, projetos e execuções de obras de conservação de água e solo em vários trechos de estradas rurais, ampliação da produção de leite de soja, coleta de óleo usado em residências, plantio de mais de 2.000 árvores, melhoria da coleta seletiva e elaboração de projetos.

QUEM ASSUME

O novo diretor do departamento também é formado pela UEL. Além disso, possui MBA em Manejo, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas pela Universidade Filadélfia, em Londrina. Filho de agricultor, Felipe Barbieri trabalhava na administração da propriedade da família quando foi convidado pelo prefeito para assumir o cargo. “Tenho bom relacionamento com os produtores do município e cooperativa, o que ajuda a conhecer as estradas, saber onde tem carência ou não da parte dos produtores, num contexto geral”, afirmou.

Foto: Arquivo pessoal

Ele disse que estuda a parte ambiental há alguns anos por estar à frente dos negócios da família com o pai, “sempre atento à legislação ambiental vigente”.  

“A minha expectativa diante do cargo é fazer o melhor trabalho possível, com novas ideias, e fomentar ainda mais as que já estão em implementação no município para que cada vez mais Bela Vista cresça e melhore a vida de todos, usando de forma racional os recursos disponíveis”, afirmou Felipe, por mensagem.

Segundo ele, o agronegócio é muito importante para a economia da cidade. “O nosso departamento, em parceria com a Emater e as instituições públicas, vai ajudar os produtores que têm alguma necessidade em projetos dos mais diversos segmentos do agro. Trabalho não vai faltar”, concluiu.