1º Dia: ciclistas chegam em São Miguel Arcanjo

A viagem de peregrinação dos três moradores de Bela Vista do Paraíso – Salgadinho, Travaini e Sussai – até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida tem movido e comovido fiéis durante todo o trajeto.

Turma do Pedal acompanhou os três ciclistas. Fotos: Reprodução/Pedal pela Vida.

Por volta das 5h desta quinta-feira, quando eles saíram da Igreja Matriz, foram acompanhados por vários ciclistas da Turma do Pedal até a comunidade Água do Cerne. Em Sertanópolis, foi onde tomaram um pouco de café antes de seguir a viagem.

José Carlos, irmão de Salgadinho, foi até Sertanópolis para se encontrar com ele. No ano passado, Salgadinho foi a pé até Aparecida para agradecer pela cura de José Carlos.

Seguindo pela PR-323, a pedalada cruzou o Rio Tibagi e seguiu pela PR-160 em direção a Sertaneja. Ali os três devotos já tiveram uma pequena demonstração do carinho e admiração que receberiam ao longo do dia. Diversos moradores pararam para oferecer água, perguntar sobre a pedalada e desejar boa viagem. Um deles aproveitou para pedir que levassem uma carta sua para o Santuário de Aparecida.

Inspirados pelo gesto de fé, muitas pessoas procuram ajudar de alguma forma. Ainda em Sertaneja, um vendedor de Mega-Sena incluiu gratuitamente os três ciclistas em um bolão. Caso o grupo seja contemplado, o trio também ganha.

Um conhecido foi de Arapongas até Sertaneja para desejar boa viagem.

Cruzando por Leópolis, cidade de quatro mil habitantes pouco menor do que o distrito de Santa Margarida, os viajantes chegaram em Cornélio Procópio. Enquanto enfrentavam um forte vento, surgiu o primeiro problema. A raia da bicicleta do Salgadinho estava quebrada.

Registro da parada na Pedal Life.

Depois de almoçarem, eles foram até a Pedal Life, uma loja que vende bicicletas e acessórios. A atendente, ao saber da história, tratou logo de chamar o proprietário. Além de oferecer água e café, ele também não aceitou o pagamento pelo conserto. E mais: passou o seu contato e disse que se os três tivessem algum problema com a bicicleta até chegar em Ourinhos (SP), eles poderiam ligar e ele iria até lá prestar assistência gratuita.

Valdecir Santiago, Salgadinho, Sussai e Travaini em Bandeirantes.

Seguindo a viagem, os moradores de Bela Vista passaram por Santa Mariana e chegaram em Bandeirantes, onde fica o primeiro destino programado: o Santuário São Miguel Arcanjo.

A distância percorrida no primeiro dia.

Ali, encontraram outros devotos, que se emocionaram com a história. Um deles resolveu contribuir com a campanha Pedal pela Vida, que vai ajudar o Hospital do Câncer de Londrina.

Para encerrar o primeiro dia, o motorista Valdecir Santiago, que dirige o carro de apoio, arrumou hospedagem. As invés de dormir em barracas, eles conseguiram um alojamento perto do Santuário. Depois de jantar, os três descansam para seguir viagem logo pela manhã.

Depois de pedalarem mais de 100 km, eles se dizem emocionados com a receptividade e generosidade das pessoas que encontraram pelo caminho.

“Foi um primeiro dia muito abençoado”, afirmam.

LEIA TAMBÉM:
2º Dia: Sol quente e muita subida marcam a saída do Paraná