Bela-vistenses vão pedalar até Aparecida, e ajudar Hospital do Câncer

Foto: Divulgação

Mais de 700 km separam Bela Vista do Paraíso, no Paraná, de Aparecida, em São Paulo. De carro, sem parar, seriam mais de 9 horas de viagem. Mas três amigos bela-vistenses, guiados pela fé católica, resolveram fazer esse trajeto de bicicleta. Segundo eles, uma forma de agradecer à santa padroeira do Brasil e pagar uma promessa.

Durante os preparativos, surgiu a ideia de aproveitar a ação para ajudar o Hospital do Câncer de Londrina. É a campanha “Pedal pela Vida”. Qualquer interessado em contribuir pode “comprar” quilômetros do percurso, seja pessoalmente ou através de depósito bancário. Cada km tem o valor de R$ 5. Os custos da viagem serão pagos pelos três participantes, de forma que todo o dinheiro da campanha será revertido para o hospital, com transparência e prestação de contas.

PEREGRINAÇÃO

O eletricista Luis Sérgio Salgado, o Salgadinho, de 49 anos, conhece bem o caminho da peregrinação. No ano passado, ele foi sozinho até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em uma caminhada de 773 km que durou 20 dias. Agora, ele vai pedalar na companhia do balconista Antônio Travaini, de 53 anos, e do pedreiro Claudenir Sussai, de 50 anos.

Não se pode dizer que sejam três experientes no ‘pedal’. Foi só depois de decidir fazer o percurso que eles compraram bicicletas e passaram a pedalar com alguma frequência. A exceção é Travaini, que já pedalava até o trabalho há algum tempo. Mas nenhum deles encarou uma distância tão grande.

A primeira etapa do percurso está definida. Eles vão sair na madrugada de quinta-feira, três de outubro. De Bela Vista para Sertanópolis, Sertaneja, Leópolis, Cornélio Procópio, Santa Mariana e Bandeirantes. Fica ali a primeira parada programada: o Santuário São Miguel Arcanjo. Destino conhecido, já que os três foram até lá de bicicleta, em julho deste ano.

Na ordem: Sussai, Travaini e Salgadinho no Santuário São Miguel Arcanjo. Foto: Divulgação

Outro destino previsto é o Santuário da Mãe Peregrina, em Atibaia, já no estado de São Paulo. Porém, assim como no ano passado, a maior parte da viagem não está prevista. “Só o primeiro dia já está certo. Nos outros, vai ser onde Deus abençoar de a gente posar”, afirmam.

Dessa vez, um carro deve acompanhar os três ciclistas, levando equipamentos, barracas e comida. A expectativa, se tudo der certo, é chegar no destino final no sábado, 12 de outubro, dia da padroeira, e retornar no domingo (13) . Enquanto preparam a viagem, eles já pensam nas próximas. “Agora, até quando Deus me chamar, eu vou todo ano”, garante Salgadinho.

PEDAL PELA VIDA

Foi durante o planejamento da viagem que surgiu a ideia de aproveitar a peregrinação para fazer algo em prol do hospital do Câncer. A campanha vai funcionar da seguinte forma: os familiares dos três ciclistas estarão “vendendo” a quilometragem do percurso. Tudo será anotado em planilhas e o dinheiro, depositado em uma conta bancária que está vazia. Quem não puder comprar dos familiares, mas ainda assim quiser ajudar, pode utilizar o depósito bancário. Veja os dados:

Banco do Brasil
Agência: 0664-5
Conta: 6544-7
Variação: 51
Nome: Antônio Travaini

Depois que a campanha for encerrada, os extratos e planilhas serão disponibilizados para fins de transparência. O dinheiro será transferido para o Hospital do Câncer de Londrina, enquanto uma entrega simbólica será feita para registrar a doação. Mais informações podem ser obtidas com a Cida Salgado pelo telefone 43 99648-1179.

DIÁRIO DA PEREGRINAÇÃO

Os leitores do TELÉGRAFO poderão acompanhar a viagem e, à distância, participar da peregrinação. O blog Pedal Pela Vida vai trazer fotos, vídeos e os relatos dos ciclistas. Será uma espécie de diário on-line. Para não perder nada, curta a página no Facebook ou se inscreva para receber os links das notícias pelo Whatsapp. Salve o número 98851-7034 nos seus contatos e envie #Telégrafo para ser cadastrado.