Após faltar água por mais de 24h, abastecimento começa a retornar em Bela Vista

Foto: Filipe Muniz

A interrupção no abastecimento de água, que durou mais de um dia, deixou indignados diversos moradores de Bela Vista do Paraíso. Em nota enviada na manhã deste domingo (10), a Sanepar informou que o problema começou na manhã de sábado (9), por falta de energia elétrica no local de captação. No entanto, moradores já reclamavam da falta de água desde sexta-feira (8).

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Segundo a empresa, equipes da Copel e da Sanepar trabalharam para a retomada do fornecimento de energia, que só aconteceu durante a madrugada de domingo (10). A produção de água foi retomada às 6 horas. Os níveis dos reservatórios estão em fase de recuperação, por isso a previsão é de que a normalização total do abastecimento aconteça, de forma gradativa, no decorrer do dia.

Em nota anterior, a Sanepar informava que a normalização aconteceria na tarde de sábado. No entanto, os reparos necessários teriam durado mais do que o esperado e envolveu funcionários das duas empresas.

Devido ao transtorno, e considerando o direito dos consumidores, a prefeitura informou que está colocando o seu setor jurídico à disposição dos moradores da cidade que se sentirem lesados pela falta de água. Para isso, basta procurar os funcionários do setor a partir do início da semana. O expediente da prefeitura vai das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. O telefone é 3242-8100.

PROBLEMAS

A falta de água tem sido um problema recorrente em Bela Vista. Sempre que envia comunicados, a Sanepar pede que seja evitado o desperdício de água e lembra que as residências dever ter caixas d’água para armazenamento de pelo menos 500 litros, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mas a realidade é que muitos imóveis não têm, e o problema acaba atingindo a cidade inteira. Nas sessões da Câmara Municipal, alguns vereadores cobram, há tempos, informações sobre o contrato entre o município e a Sanepar, que estaria vencido.

Por sua vez, o prefeito Edson Vieira Brene (PR) disse que as negociações sobre a renovação do contrato atrasaram por conta da transição nos comandos do Governo do Estado. Ele também afirmou que a cidade não têm condições financeiras de ter um serviço próprio de distribuição de água, como é feito em municípios vizinhos.

RECLAMAÇÕES

Para fazer reclamações ou obter informações, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.