Presidente Jair Bolsonaro cumpre primeira agenda administrativa no Paraná

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro cumpre no Paraná o primeiro compromisso administrativo programado fora de Brasília desde que assumiu o cargo. Ele participa nesta terça-feira (26), em Foz do Iguaçu, da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, general Joaquim Luna e Silva. Antes desta agenda, Bolsonaro havia saído da capital federal para ir a Minas Gerais, em caráter de emergência, por causa do desastre de Brumadinho. Ele também foi a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.

O governador em exercício Darci Piana acompanha a agenda de Bolsonaro no Paraná em razão da viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior aos Estados Unidos. A solenidade na Usina de Itaipu também contará com as presenças do presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez; dos ministros brasileiros de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e de Relações Exteriores, Ernesto Araújo; além de autoridades paraguaias.

“Será uma boa oportunidade para reforçarmos a defesa de nossos projetos de infraestrutura e logística, que também envolvem o Paraguai e a direção da Itaipu”, destaca Darci Piana, citando a construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz, e a proposta do corredor bioceânico, ligando o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile.

CONCESSÕES

Uma das prioridades é a modernização do sistema estadual de logística. Ele apresentou a diversas instâncias do governo federal o Programa de Parcerias do Paraná (PAR) e afirmou que o projeto estabelece normas avançadas para a desestatização e parcerias com o setor privado.

O programa de concessões foi objeto de compromissos com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com Adalberto Santos de Vasconcelos, secretário especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e com o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Jamil Megid Junior. A ideia é que a União faça a licitação das futuras concessões das rodovias que formam o Anel de Integração.

Além disso, o Estado propõe a inclusão das rodovias PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323 (Noroeste), PR-280 (Sudoeste), além da ligação entre Campo Mourão e Guarapuava, no pacote federal. Com o secretário Nacional da Aviação Civil, Ronei Glanzmann, foi definido que a concessão dos aeroportos de Foz do Iguaçu, Londrina, Bacacheri (Curitiba) e Afonso Pena (São José dos Pinhais) serão licitados pelo governo federal.

*Com Agência Estadual de Notícias


”Facebook”/